Malaquias 2.17 a 3.5 – QUANDO DEUS FICA CANSADO

Malaquias 2.17 a 3.5 (NVI)

17 “Vocês têm cansado o Senhor com as suas palavras. ‘Como o temos cansado? ’, vocês ainda perguntam. Quando dizem: ‘Todos os que fazem o mal são bons aos olhos do Senhor, e ele se agrada deles’ e também quando perguntam: ‘Onde está o Deus da justiça? ’ “

1 “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos. Mt 11:10; Mc 1:2; Lc 1:76; Lc 7:27;

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

3 Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.

4 Então as ofertas de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor, como nos dias passados, como nos tempos antigos.

5 “Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim”, diz o Senhor dos Exércitos. Ex 20:7; Ex 22:22; Dt 24:17; Am 2:7;

Grande Ideia: O cansaço de Deus causado pelo pecado humano trará o julgamento do Messias que restaurará o culto e punirá a impiedade.

INTRODUÇÃO:

               

                Por que as pessoas mais ricas do mundo são geralmente as pessoas mais imorais? Por que as pessoas que consideramos mais pecaminosas são as que tem as melhores coisas da vida, melhores carros e casas, vida tranquila, e assim por diante?

                Estas e outras perguntas estão em nossa mente nos martelando continuamente. Parece que ser cristão de jeito bíblico não é a melhor opção de levar a vida. Por que até mesmo nas igrejas, os que fazem as coisas erradas são os que parecem ter vida melhor.

                Este pensamento domina a mente das pessoas em todas as épocas. E era isso que pensavam os israelitas do tempo de Malaquias. Para quê seguir as orientações bíblicas, se são os pecaminosos que prosperam? Para que tanto zêlo com as coisas de Deus, se são os que não se importam com as coisas sagradas que vivem melhor. Deus não os castiga. Não há punição para eles. Onde está o Deus justo que deveria condenar os pecadores e não o faz?

                Nosso texto começa no final do capítulo 2. O verso 17 declara este pensamento que corria entre a população de Israel. Mas o profeta afirma que Deus está cansado deste modo de pensar. Deus se cansou dos israelitas, seu modo de pensar o deixava irado com eles.

                Será que é diferente conosco?

                Vejamos o que acontece quando Deus está cansado:

  1. 1.O DIA DO SENHOR VIRÁ.

1 “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos. Mt 11:10; Mc 1:2; Lc 1:76; Lc 7:27;

                No verso 1 de nosso texto, Deus afirma que enviará o seu mensageiro que prepara o caminho diante dele. Este verso 1 é repetido em Mateus 11.10. E esta primeira parte é aplicada a João Batista, que foi o mensageiro de Deus que preparou o caminho para a vinda do Messias, Jesus Cristo, o filho unigênito de Deus.

                Mas observem que nosso texto continua dizendo que, “de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo”. Aqui há uma alusão clara à pessoa de Jesus Cristo. Além disso, o verso diz que o mensageiro prepararia o caminho diante do Senhor, o que nos faz entender que o Senhor que os judeus buscavam era o próprio Deus, o que nos indica a divindade de Jesus.

                A resposta do Senhor à pergunta dos judeus: O está o Deus da justiça? É respondida no cap. 3, verso 1, dizendo: ele vem!

                E ele veio. Cerca de 400 anos mais tarde, quando o povo judaico se afundou nas trevas de seus pecadores e foram abandonados quanto à orientação profética de Deus, apareceu João Batista no deserto pregando e dizendo: “arrependei-vos, pois vos é chegado o reino de Deus”.

                A mensagem preparatória para receber a presença e pessoa de Jesus é o arrependimento. João convidava a todos a mudarem suas mentes, seus corações e suas atitudes, visando receber a presença do Cristo que viria.

                Quando Deus se cansa de nós está evidente que o pecado nos dominou por inteiro. Quando nossos pensamentos e palavras cansam o Senhor, só nos resta o arrependimento. Precisamos dar meia-volta, reconhecermos onde falhamos e retomar a caminhada conforme a vontade clara do Senhor na Bíblia.

                Também somos alertados pelo Senhor em Apocalipse 2.5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.

                Precisamos estar atentos às advertências pesadas do Senhor. Por que quando o Senhor se cansa do nosso modo de pensar:

  1. 2.O DIA DO SENHOR COMEÇARÁ A PURIFICAÇÃO COM O SEU POVO.

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

3 Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.

4 Então as ofertas de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor, como nos dias passados, como nos tempos antigos.

                Na Bíblia, temos sempre a alusão de que seremos provados ou purificados assim como se faz com o ouro ou a prata. A referência é para nos lembrar que para que o ouro alcance alto grau de pureza, ele precisa ser completamente derretido. Enquanto não são lançados no fogo e completamente desfeitos, ouro e prata não se tornam puros e valiosos.

                Malaquias, citando as palavras de Deus, nos afirma que a vinda do Senhor não seria suportada por todos. Apenas metais suportam o fogo e se tornam puros. Palha, feno, madeira, são completamente destruídos. A questão é: que material é você?

                Cristo veio para purificar seu povo, para dar a ele a possibilidade de oferecer ao Senhor Deus, o pai, ofertas com justiça. Aqui, no verso 2 e 3, mais uma vez somos confrontados com a ideia da importância do culto, da adoração a Deus. O foco do culto é oferecer a si mesmo e ao que tem ao Senhor, mas apenas pessoas transformadas, representadas aqui pelo ouro ou prata que foram refinados e purificados, somente estes podem, de fato, cultuar ao Senhor e por ele serem aceitos.

                Estes versos nos fazem repensar a nossa ideia de culto. Muitas vezes organizamos eventos, mas não cultos. Nosso foco está em entretenimento pessoal. Nossa preocupação está em fazer festa que nos agradem. Nosso foco é antropocêntrico, ou seja, as pessoas, o homem está no centro da atenções. Mas não é isso que estamos aprendendo nas Escrituras. O culto é para Deus. Ele é, por meio de Cristo, o centro das atenções. Não estamos aqui por causa das danças, das músicas, dos instrumentos. Não! Não estamos aqui para receber coisas ou nos divertirmos. Estamos aqui para nos oferecermos em sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor.

                Apenas um crente de verdade consegue fazer isso. Pois um crente de verdade foi refinado. Ele aguenta o fogo das provações, das dores, das lutas. Ele aguenta o fogo da repreensões, das advertências pesadas de Deus. Ele aguenta o martelo e as ferramentas do ourives, moldando sua vida e tornando-o útil e valioso para o reino de Cristo. Só o crente de verdade cultua a Deus de modo bíblico, verdadeiro, aprovado e aceito pelo Senhor.

                A purificação começa conosco, o povo de Deus.

                Quando João batista veio anunciar a chegada do reino de Deus com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Ele fez questão de começar dizendo: arrependam-se. Mudanças são necessárias, antes que Jesus habite em nossas vidas. O pecado tem que sair e dar espaço ao Espírito Santo.

Paulo nos deixou escrito algumas das muitas mudanças que Deus espera que aconteça em nós, como prova da nossa purificação e refinamento, a fim de nos tornarmos preciosos. Vejam suas palavras em Efésios 4.22-32. “22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. 25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. 26 “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, 27 e não dêem lugar ao diabo. 28 O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. 29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. 30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. 32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo”.           

                A purificação começa com a igreja. Mas há algo que precisamos lembrar. Embora a purificação seja dolorida ela é prova do grande amor de Deus. A correção, a disciplina, a vara, os açoites, sobre o povo de Deus, visam aperfeiçoa-lo, visa fazê-lo melhorar para glória eterna do nosso Senhor. Como igreja também somos disciplinados. Como igreja e como filhos de Deus, sofremos as dores da dura disciplina, até mesmo dos açoites. Mas o objetivo é nos tornar puros e valiosos na presença do Senhor.

Você faz parte da igreja? Tem deixado a Palavra purificar sua mente e seu coração? Tem se tornado refinado por Cristo e tem produzido o fruto do Espírito Santo? Tem recebido com alegria e submissão a disciplina, a correção e o castigo que nos garantem aperfeiçoamento e crescimento espiritual? Queridos irmãos, não é tempo de brincar de crente. É tempo de ser um crente de verdade.

                Deus está cansado. E quando Deus se cansa das nossas palavras e ações;

  1. 3.O JULGAMENTO VEM

5 “Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim”, diz o Senhor dos Exércitos.

                Nosso texto termina com mais uma advertência da parte de Deus. Eu virei a vocês trazendo juízo, são as palavras de Deus aos líderes e ao povo de Israel. A lista de pecados não é exaustiva, ela apenas mostra como o povo está distanciado da vontade de Deus.

                Deus é o juiz e é também a própria testemunha. Os líderes são réus neste tribunal de Deus. Os que insistem em brincar de religião estão agora sob a acusação de variados pecados.

                Feitiçaria, adultério, mentira, engano, exploração, opressão, injustiça social e falta de respeito para com Deus são algumas das acusações. Esta lista mostra Deus irado contra toda a nação. Não há inocente ali.

                Se no final do capitulo 2, Deus se mostrava distante, agora, eles conhecerão o julgamento de um Deus irado contra o pecado.

                Esta lista de pecados estaria diferente do que é encontrada em nossas igrejas na atualidade? Não temos casamentos sendo destruídos em nossas igrejas? Não temos pessoas mentindo e engando, visando apenas seus interesses? Não temos exploração, opressão e injustiça social?

                Queridos, o texto afirma que faltava o respeito para com Deus. Faltou temor de Deus. Quando alguém perde o temor de Deus, ele perde o referencial do que é certo e do que é errado. Quando alguém perde o termo de Deus, ele se corrompe.

                Meus irmãos, precisamos estar preparados. Nossa geração está perdendo o temor de Deus e está afundando num charco de lodo que é o pecado. Estejamos preparados pois o dia do Senhor virá. O glorioso dia virá, será de muita alegria para aqueles que foram refinados como o ouro, aqueles que suportaram o fogo, mas venceram, e se tornaram valiosos e úteis no reino de Deus, mas será um dia terrível e destruidor, um dia de trevas para os que estão despreparados, que não suportam a sã doutrina, que se distanciam de Deus e de sua palavra. Que estão nas igrejas, mas ainda não experimentaram a verdadeira salvação em Cristo.

                Quando o dia do juízo chegar, então a pergunta: Onde está o Deus da justiça? Receberá a sua resposta final.

CONCLUSÃO:

                Deus está cansado dos nossos pensamentos tortuosos. O cansaço de Deus causado pelo pecado humano trará o julgamento do Messias que restaurará o culto e punirá toda impiedade.

                O dia do Senhor virá, e ele começará a purificação pela igreja, visando restaurar a adoração verdadeira. Estamos neste processo. Então virá o dia do julgamento.

                Que você e eu estejamos preparados para este grande e glorioso dia, não para sermos banidos da presença do Senhor, como aqueles que brincaram de religião, brincaram de serem cristãos, mas sim, ouvindo de Jesus, vinde, benditos de meu pai, possuam por herança o reino que está preparado para vocês deste a fundação do mundo.

                Glória a Deus!

4 comentários sobre “Malaquias 2.17 a 3.5 – QUANDO DEUS FICA CANSADO

  1. Boa noite. Palavra abençoada Pastor Joaquim, traz o confronto com a verdade que precisamos parar de cansar a Deus. É hora de levá-lo a sério. Pena que acabou em 3.5 estou fazendo minha devocional pelo site. Tem mais? Deus continue abençoando.

    1. Olá, Luccas Miguel, nem sempre é possível acompanhar a atualização do site. Mas informamos que foi encerrada a exposição de Malaquias. Pode conferir. Que Deus o abençoe e obrigado por visitar o site e interagir. Abraço.
      Pr. Joaquim Dias.

  2. Paz do Senhor. Boa essa palavra pr. Joaquim Dias, bem-aventurado são aqueles que ouvem e praticam. Precisamos buscar a cada dia este compromisso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *