Filipenses 4.1-5 Permaneçam Firmes!

Filipenses 4.1-5

1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

GRANDE IDEIA: A alegria do cristão é permanecer em Cristo e reconhecer que ele está perto.

INTRODUÇÃO:

                No final do capítulo 3, Paulo afirmou que nossa maior alegria deve ser viver neste mundo como um cidadão do céu. Já nesta vida terrena, devemos nos portar como forasteiros revelando valores e atitudes típicas de quem almeja morar no céu, com Jesus.

                Agora, no capítulo 4, o verso 1, termina a ideia anterior. Os irmãos Filipenses eram amados de Paulo. Eram sua alegria e coroa. Observem que a igreja é a maior recompensa deste velho apóstolo que estava preso por causa de Cristo.

                Irmãos, saber que pessoas foram salvas e edificadas por nosso intermédio deve ser a nossa maior alegria neste mundo. Na minha vida ministerial, passei por muitas situações financeiras. Da falta de dinheiro para comprar comida até à fartura de um alto salário, Deus me fez experimentar. Mas minha maior alegria nunca foi e nem será as coisas materiais que eu possa conseguir, senão a satisfação de saber que, de alguma forma, Deus me usou para abençoar e edificar a vida de alguém.

                Creio que este fosse o sentimento de Paulo aqui. Sua maior recompensa era ver a igreja edificada na Palavra. Mas como na vida cristã, é preciso terminar bem e não apenas começar, Paulo então ensina a esta igreja que eles devem permanecer firmes no Senhor. Observem que de cinco versículos, 4 vezes aparece a palavra Senhor, acompanhada de algo para fazer.

Transição: O que é, na prática, permanecer firme no Senhor?

  1. 1.Viver em comunhão e harmonia.

2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

                A igreja em Filipos era muito boa, fora fundada por Paulo, em meio a muitas lutas, até prisão ele passou. Mas Deus agiu de forma maravilhosa e ali se estabeleceu uma igreja que sustentou financeiramente o apóstolo Paulo por todo seu ministério. Ainda assim, esta igreja sofria com duas ameaças constantes – os falsos mestres com seus ensinos heréticos e a falta de comunhão entre alguns irmãos.

                Parece interessante para mim que o problema de comunhão tivesse nome: apenas duas irmãs estavam em crise: Evódia e Síntique. Eram mulheres que já haviam demonstrado seu valor na obra de Deus. Trabalharam na fundação da igreja ao lado do apóstolo, outros irmãos. Eram mulheres que comprovaram sua salvação. Paulo evidencia que seus nomes estão no livro da vida. Mas eram mulheres que, por algum interesse particular que não o de Cristo, se deixaram levar pelo pecado e agora estavam brigadas. A situação era tão ruim que Paulo pede a um irmão, que ele não cita o nome, que intervenha na situação para que a comunhão seja restaurada.

                Queridos, estes dois versos e esta situação nos dão lições importantes:

  1. O pecado de poucos é suficiente para gerar conflito na igreja. Paulo não ignorou como algo passageiro e pequeno o pecado destas irmãs em Cristo. Se a comunhão delas estava quebrada, estava quebrada a comunhão na igreja. O problema pessoal entre dois irmãos é um problema que afeta a todos. Às vezes as pessoas falam ou fazem coisas que podem nos ferir. Muitos irmãos tendem a deixar que o problema cresça. Nesta hora não é culpado apenas quem ofendeu. Mas o ofendido que insiste em não perdoar, também é culpado. E, na maioria das vezes, a causa do problema, a ofensa, é algo que passaria despercebido se fossem outros crentes mais amadurecidos na fé.
  2. Pessoas, verdadeiramente convertidas, podem falhar. Paulo afirmou que aquelas irmãs tinham seus nomes no Livro da Vida. Eram verdadeiramente salvas. Mas pecaram. Paulo afirma que eram mulheres que lutavam pela causa do evangelho. Gente que amava a Cristo e sua igreja. Mas que falhou. Todos somos sujeitos às falhas. Mas o que aprendemos aqui, é que todos precisamos voltar à harmonia no Senhor.
  3. Pessoas com problemas de comunhão devem ser confrontadas e ajudadas. É interessante que Paulo peça a alguém para ajudar aquelas irmãs. Paulo afirma que o problema de comunhão é um tipo de jugo, de peso, para quem lidera, mas havia companheiros de jugo para auxiliar irmãos no retorno à harmonia no Senhor. O desafio é que deixemos de ser os envolvidos em quebra de comunhão e passemos para a condição de companheiros de jugo, prontos para auxiliar os menos maduros que necessitam vencer seus pecados.

                Mas permanecer firme no Senhor também inclui:

  1. 2.Lutar pela causa do Evangelho.

3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

                Ao citar e expor o problema de Evódia e Síntique, Paulo deixa claro que a necessidade de harmonia entre aquelas irmãs, uma vez que elas lutaram pela causa do Evangelho.

                O Evangelho é uma causa. Paulo diz que naquela igreja, estas irmãs, bem como Clemente e outros irmãos foram cooperadores dele. A causa do Evangelho envolve viver de modo digno, compatível de um seguidor de Cristo, de um cidadão do céu, e envolve lutar para que Cristo e o estilo de vida de quem o imita seja conhecido de todos.

                A causa do Evangelho envolve testemunhar de Jesus. O testemunho do crente não é apenas vivendo cristo, sendo parecido com ele no modo de pensar, falar e agir, mas também insistindo na pregação. Irmãos, todos nós estamos envolvidos na causa do evangelho. A bíblia diz que Deus me colocou aqui como um aperfeiçoador dos santos. O pastor-mestre ensina, expõe a Palavra, para que os irmãos, aprendendo mais sobre esta palavra, a compartilhem com outros. Onde quer que você esteja, ali será seu campo de trabalho e seu ministério cristão. Servir ao Senhor é assumir-se cristão onde você trabalha, onde você estuda, onde você se diverte. Manter pecados no coração impediam Evódia e Síntique de cumprir seus ministérios na igreja e na causa do Evangelho. Traziam ansiedade à igreja, falaremos disso na nossa próxima reflexão. Assim, você e eu, precisamos resolver nossas pendências para que Cristo seja refletido em nós. E você viva Jesus em qualquer lugar. Compartilhar Cristo, lutar pela causa do Evangelho, isto é permanecer firme no Senhor.

                Mas há mais para fazer. Permanecer firme no Senhor, também inclui:

  1. 3.Optar por fazer de Cristo sua alegria.

4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

                Repitam comigo esse verso 4. Responda rapidamente: neste verso 4, alegria é uma opção ou uma ordem a ser cumprida?

                Tem algumas coisas que me deixam admirados na Bíblia, porque elas diferem completamente do que a sociedade e as ciências modernas ensinam. Temos a ideia de alegria que como resultado de algumas coisas ou momentos que se sucedem em nossas vidas. Mas Paulo nos dá uma ordem para sermos alegres.

                Ser alegre é um mandamento. A Bíblia vai nos ensinar que o Evangelho trouxe alegria. O Reino de Deus é alegria. Paulo afirmou em Gálatas que alegria é fruto do Espírito. Então a ordem de Paulo é: alegrai-vos no Senhor!

                Outra questão que se destaca é que na ordem a alegria é para ser sempre. Isto indica que ela estará acima das circunstâncias. Sabemos que sempre haverá momentos em que o sofrimento chegarão até nós. Paulo, na contramão do consenso social, não diz que alegria é ausência de problemas, ou que seja algo que dependa de nós. Alegria é mais do que podemos produzir em nós mesmos.

                Então Paulo explica: nossa alegria é o Senhor. Ela é cristocêntrica. Nossa alegria não está na solução de crises, ela é uma pessoa. Ela tem nome. E o nome da nossa alegria é Jesus Cristo. Quem não tem Jesus não tem e não conhece a verdadeira alegria. Mas quem tem a Jesus, experimenta essa verdadeira alegria.       Enquanto o mundo experimenta momentos de alegria, o salvo tem alegria completa em Cristo, ainda que sofrendo crises, dor e problemas.

                Isto é permanecer firme em Cristo, mas permanecer firme também inclui:

  1. 4.Viver o amor de Cristo na perspectiva da eternidade.

5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

                Algumas versões começam esta frase com as palavras “moderação” ou “bondade”; “generosidade”; “equidade”, “generosidade”. Todas estas palavras traduzem a palavra “epieikes”. Willian Hendriksen disse que não há em nossa língua uma única palavra que expresse toda a riqueza contida nesse vocábulo grego. Aristóteles, filósofo, usou a palavra para descrever não apenas aquilo que é justo, mas melhor ainda que a justiça.

                Epieikeia é a qualidade do homem que sabe que as leis e prescrições não são a última palavra. Jesus não aplicou a letra da lei em relação à mulher apanhada em flagrante adultério. Ele foi além da justiça. Ele exerceu a misericórdia (Jo 8.1-11)

                Neste texto, Paulo está nos ensinando a abrir mão dos seus direitos, para abençoar pessoas, crendo que é melhor sofrer injustiça do que praticar injustiça.

                Ser amável neste verso é ter o espírito pronto para abrir mão da retaliação quando você é ameaçado ou provado por causa da sua fé.

                Mas observe que há uma evidência mais forte para justificar nossa amabilidade, nossa moderação, nossa generosidade ou bondade. A evidência é que o Senhor está perto. Há dois modos de pensar aqui e ambos são válidos. O Senhor está perto pensando na questão de lugar. Cada ação sua está sendo monitorada. Cristo habita em nós. Não há nada que você faça que ele não esteja vendo. Este é um bom motivo para você agir de modo justo e amável. Mas também ao ler que Perto está o Senhor, devemos pensar na perspectiva da eternidade. Cristo volta a qualquer momento. Precisamos estar preparados agindo com amor, justiça, com paciência, mesmo sofrendo o dano, pois Cristo está perto e virá para julgar a nossa causa e nos recompensar.

CONCLUSÃO:

                A alegria do cristão é permanecer em Cristo e reconhecer que ele está perto. Mas lembre-se que, permanecer em Cristo inclui:

                Viver em harmonia e comunhão

                Lutar pela causa do evangelho

                Optar por fazer de Cristo sua alegria

                Viver o amor de Cristo na perspectiva da eternidade.

                Que Deus nos ajude nesta tarefa. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *