Confiar e fazer

Neemias 4.14

14 Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: “Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas”.

                Jesus afirmou certa vez e está registrado em João 16.33 que no mundo nós teremos aflições. Elas chegam. Mais cedo ou mais tarde as coisas se complicam. Paulo, em Efésios, nos aconselhou que devemos tomar toda a armadura de Deus para resistir no dia mau. Em Mateus 6, Jesus ensinou que cada dia tem o seu próprio mal.

                Com certeza você já sabe desta realidade, porque mais cedo ou mais tarde, todos nós nos encontramos diante de alguma situação difícil. Uma dificuldade no trabalho, uma pessoa que insiste em nos prejudicar, uma enfermidade para a qual não conseguimos solução, uma crise familiar, enfim, as aflições nos atingem com frequência, os problemas parecem nos cercar por todos os lados. O que você faz nesta hora? Tenta fugir? Alguns fogem usando bebidas e drogas. Alguns fogem tornando-se indiferentes. Alguns fogem ficando depressivos e tentando com que as pessoas por perto tenham pena e resolvam os problemas por eles.

                Em nosso texto, Neemias está com o povo de Israel trabalhando na reconstrução da cidade de Jerusalém. Mais especificamente, estão reconstruindo a muralha, já que a cidade era fortificada por um muro em toda a sua divisa territorial. Reconstruir os muros era uma forma de desanimar o inimigo. Eles tinham que subir a montanha onde a cidade estava, já chegavam lá em cima cansados e ainda tinham uma muralha para invadir. Isto dava grande proteção ao povo.

Mas toda a proteção que os homens constroem tendem a ruir em determinados momentos. Precisamos construir proteções e muros em nosso redor, mas devemos ter em mente que isto ainda não é suficiente.

                Bom, os inimigos dos judeus estavam insatisfeitos com Neemias e os moradores de Jerusalém. Eles não queriam que aquela cidade fosse reconstruída e protegida. Eles armam então um grande ataque. Aqueles inimigos querem invadir a cidade nas partes ainda desprotegidas e matar a todos, para parar a reconstrução dos muros. Mas Neemias, quando soube, convoca todos a orarem. Eles oram. E todos se colocam em vigilância nas áreas mais vulneráveis do muro. Depois disto, vem o texto que lemos, em que há 3 recomendações importantes: 1. Não tenham medo! 2. Lembrem-se do Senhor que é grande e temível. 3. Lutem por suas famílias.

                Meu querido, você que me ouve, preste atenção nisto. Neemias não sabia se sairiam vitoriosos numa possível batalha. Ele não está focado nisto. Neemias está com seu foco em Deus, por isso ele afirma: não tenham medo! Se você foca sua vida em Cristo, não precisa ter medo de nenhum problema ou inimigo. Talvez você diga: “mas eles podem me matar”. Sim, é verdade, mas você não precisa ter medo. Você está em Cristo? Ele já lhe deu a vitória sobre a morte! Os inimigos dos judeus eram muitos e eram assustadores. Como não ter medo? Neemias afirma: Lembrem-se do Senhor que é grande e temível. Queridos, a motivação para fugirmos do medo é o Senhor. Para quem é de Jesus a morte não é um problema. Jesus se tornou vitorioso quando morreu na cruz! Se a única coisa que o mundo pode fazer contra nós é causar nossa morte e está já foi resolvida na cruz, não temos mais o que temer. Somos vitoriosos em Cristo. Como afirmou Paulo, viver é Cristo, morrer é lucro! Lembrar do Senhor quando os problemas nos cercam e saber que temos um Deus todo-poderoso ao nosso lado. Ter medo, portanto, é uma escolha e uma escolha que podemos evitar, se nossa vida estiver dependente de Deus, pela nossa fé em Jesus Cristo. Neemias disse ao povo. Não tenham medo, lembrem-se do Senhor. Mas ele continuou dizendo: Lutem por suas famílias. Neemias está dizendo que não podemos fugir dos nossos inimigos, dos nossos problemas, mas sim é preciso agir, lutar, trabalhar para vencê-los. Ainda que nós não saibamos se sairemos vitoriosos na luta contra um determinado problema, isto não nos dá o direito de deixar de lutar. Com nossos olhos fixados em Jesus, devemos estar prontos para a luta a qualquer instante, sem qualquer medo.

                Mas há um detalhe importante. Este povo que Neemias liderava estava trabalhando para a obra de Deus. Restaurar a cidade e o templo era restaurar o culto a Deus e garantir proteção familiar. Queridos, devemos lutar para proteger nossas famílias enquanto trabalhamos para restaurar e manter o culto a Deus. Investir o que somos e temos na obra de Deus é passo importante para trazer bênção ao nosso lar. Assim, afirmo é tempo de confiar em Deus e de fazer sua obra. Os problemas virão, deixem que venham. Não tenham medo deles, lembrem-se do Senhor que é grande e temível, e lutem por suas famílias. Trabalhem pela restauração do culto a Deus, pelo crescimento de sua obra. Neemias sabia que fazer a obra de Deus ali era trazer proteção para suas casas. O mesmo se aplica hoje. Trabalhar para o Senhor é investir para a proteção de sua família.

                Desafio de hoje: Ore por sua família. Ore a Deus pedindo sabedoria para agir com fé diante dos problemas que te cercam. Mas lembre-se que o Senhor, que é grande e temível, está com você. Então, prepare-se para enfrentar seus problemas e seus inimigos, mas sempre trabalhando na obra do Senhor. Deus seja contigo neste dia! Amém!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *