Como saber a vontade de Deus

Efésios 5.17

17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

                Se há uma coisa que muita gente fica na dúvida é sobre qual seja a vontade de Deus em determinado momento. Comprar um carro agora é da vontade de Deus? Me casar com fulano é da vontade de Deus? Trocar de emprego é da vontade de Deus? Estas são algumas das dúvidas mais comuns entre aqueles que, de alguma forma querem saber a vontade de Deus.

                No entanto, o que a maioria não percebe é que a vontade de Deus pode ser descoberta através da Bíblia. Sim, você entendeu bem, através da Bíblia.

                Deus fala através da sua Palavra e cabe a nós estamos atentos ao que Ele diz.

                De início, posso afirmar que um entendimento correto da Bíblia se dará por uma pessoa salva por Jesus e que se dedique à oração e ao estudo da Palavra. Não adianta querer mudar isso. Sem oração e leitura contínua da Bíblia, não haverá crescimento espiritual, nem um ambiente em que o Espírito Santo possa atuar.

                Paulo afirmou em Coríntios que pessoas comuns (homem natural) não compreendem as coisas espirituais, porque tais coisas são compreendidas espiritualmente, neste caso, dependem da ação do Espírito Santo que habita o coração do crente.

                Para compreendermos a vontade de Deus é preciso simplesmente olhar os conselhos de Paulo no contexto do capítulo 5 de Efésios. Neste contexto, no verso 2 Paulo nos manda viver em amor, imitando o amor de Cristo; No verso 3, ele afirma que imoralidade sexual ou de cobiça nesta área nem deveria ser mencionado por um crente. No verso 4, Ele ensina que conversas tolas e gracejos imorais inconvenientes devem ser abandonados. No verso 5, Paulo afirma que imorais, impuros e gananciosos não tem herança do reino de Deus; No verso 6, ele alerta para que não sejamos enganados por conversas tolas, pois estas conversas trazem a ira de Deus. Até aqui Paulo fala de medidas para evitar o pecado, agora ele diz o que devemos fazer. No verso 8 ele diz para vivermos na luz, que pode ser a Palavra de Deus ou o próprio Jesus Cristo. E que o resultado de andar na luz é bondade, justiça (fazer o que é correto) e verdade. Segundo Paulo a luz mostra as obras das pessoas. Ninguém faz o que é errado na luz, porque querem se esconder. Mas você, que é salvo, tem por obrigação fazer suas coisas na luz, ou seja, suas obras precisam ser conhecidas e comprovadas que são obras aprovadas por Deus.

                Tudo isto que resumi do capítulo 5, é uma boa maneira de você viver. Praticando o que diz a Bíblia, você já estará agindo dentro da vontade de Deus.

                Mas talvez você diga, “pastor, mas isso não me ajudou a saber a vontade de Deus para algo específico”. Ok, vamos olhar a Bíblia. Você pergunta: Devo me casar com o fulano? Deus pergunta para você: o fulano é salvo por Jesus? 2 Coríntios 6.14 nos diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?” Aqui Deus já deixou claro, se ele não é salvo, não é para se casar com ele. Depois Deus pergunta: Seu noivo ora por você e você por ele? Em 1 Tessalonicenses 5.17 lemos: “Orai sem cessar”. Se ele não ora por você e nem você por ele já está claro que estão fora da vontade de Deus. Aí você diz, “mas eu o amo”, e a Deus lhe diz, verifique se o amor de vocês passar pela avaliação de 1 Coríntios 13, de amor sacrificial, como o de Jesus Cristo na cruz por nós.

                Se é da vontade de Deus comprar um carro: Vamos lá, em Romanos 13.13, lemos que “a ninguém devais coisa alguma”. Portanto, se não tenho condições de pagar pelo carro, compra-lo já será por minha própria conta e risco.

                Enfim, saber a vontade de Deus não é algo tão difícil. O difícil é saber se você está ligado a Deus o suficiente para ser obediente à sua vontade, que está registrada na Bíblia.

                Desafio de hoje: Ore a Deus pedindo sabedoria para ler sua Palavra, conhecer a vontade dele e ser obediente a ela. Ore a Deus para que nada nem ninguém te impeça de cumprir o que Deus lhe fala pela Bíblia. Ore a Deus para se lembrar da sua Palavra em todos os momentos de decisões importantes em sua vida. E louve a Deus em oração, porque a vontade dele é sempre boa, agradável e perfeita. Deus lhe dê um dia abençoado. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *