Você não precisa ter medo

2 Samuel 22.33

33 ​Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.

                Quando eu era menino, por volta dos meus 8 ou 9 anos, me lembro que eu tinha que atravessar um quintal imenso para levar o jantar para meus avós que moravam bem no fundo deles. Ninguém queria fazer esse trajeto e alguns irmãos mais velhos diziam que havia fantasmas e outros monstros pelo caminho à noite. Enfim, desculpas para não cumprir a tarefa. Eu pegava a panela com o jantar dos meus avós, abria o portão e começava a andar pelo quintal escuro. Para não sentir medo, começava a louvar a Deus. Hinos e cânticos fluíam do meu coração de tal modo que eu não levava a comida e voltava para casa sem que qualquer coisa me assustasse.

                No texto que lemos, parece ter sido escrito tão logo Davi assumiu o trono. Este texto foi adaptado mais tarde, provavelmente pelo mesmo autor, para se tornar um cântico, e se tornou o Salmo 18. Davi, nesta passagem de 2 Samuel 22, louva a Deus pelos livramentos que Deus lhe deu. Agora na condição de Rei de Israel, Davi se lembra das perseguições de Saul e de como o Senhor Deus o havia feito vitorioso em várias batalhas.

                O versículo 33 é apenas uma porção deste louvor que Davi cantou ao Senhor Deus. Parece que o Rei Davi, assim como eu, descobriu no Senhor e na adoração ao Senhor, um bom meio de se livrar dos temores.

                Veja o que ele escreveu: Deus é a minha fortaleza. No hebraico, a palavra fortaleza pode ser entendida como proteção, como um lugar ou meio de segurança. Nos filmes de guerra, quem está dentro de uma fortaleza não teme a chegada dos inimigos. Davi afirma que sua segurança não está em cimento, madeira, ou na força física de uma escolta armada. Sua segurança, sua proteção é Deus. E isto faz toda diferença, principalmente porque quem está afirmando isso é Davi, um Rei acostumado com espadas, escudos, soldados e guerras. Nestas palavras está a afirmação importante de que é o Senhor quem nos garante proteção e segurança. Como dizia o Salmo 127, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. A sentinela é necessária, é o instrumento de Deus, mas sem o Senhor a sentinela é inútil.

                Davi também afirmou que Deus é a sua força. A palavra força também é uma palavra utilizada para exército. Deus sozinho equivale a um indestrutível exército. Quem tem o Senhor como sua força, não precisa ter medo. Como disse o profeta Elizeu para seu servo Geazi: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 2Reis 6.16. E então ora para que Deus abrisse os olhos de Geazi, a fim de que visse o grande exército de Deus que os protegia.

            Por fim, Davi afirma que Deus perfeitamente desembaraça o seu caminho. Três palavras chamam a atenção. Caminho significa a jornada da vida, nossa trajetória desde que nascemos até quando morrermos. Desembaraça traduz uma palavra que pode significar deixar livre, desamarrar e por em movimento. E por mim, perfeitamente, indica algo completo, integral. Em resumo, Davi está afirmando, que, na sua jornada de vida, Deus retirava tudo que o impedia de prosseguir e lhe impulsionava a seguir sua vida fazendo isso de modo completo, não havendo dúvida da ação do Senhor.

            Bom, minha experiência de um garotinho me ensino que confiar e louvar ao Senhor espanta o medo. Agora Davi nos ensina que no Senhor encontramos um abrigo seguro, onde nada nem ninguém pode nos alcançar. Conosco há a força de Deus, um exército que nos acompanha para nos garantir a proteção e a vitória. Não precisamos ter medo dos problemas ou do que nos acontece nesta vida, pois o Senhor desatará os nós que tentam nos prender. O Senhor vai retirar de nós todo embaraço e nos deixará livre para seguir nossas vidas. Ele nos impulsiona a continuar, sem medo, até o fim, sem qualquer dúvida de que a boa obra que começou em nós ele a terminará completamente.

            Desafio de Hoje: Não tenha medo da sua jornada de vida. Deus está contigo. Ore agradecendo ao Senhor por lhe garantir segurança e proteção, e por agir para que sua vida seja desembaraçada, livre. Que em meios aos problemas que tentem lhe causar medo. Você louve ao Senhor. Ele está contigo, isto é o bastante. Que Deus lhe abençoe. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *