Como vencer na vida

Salmos 119.9-11

9 Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.

10 Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos.

11 Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

                Quando fazemos esta pergunta, nossas mentes, são normalmente voltadas para as finanças. Para todos nós, com raras exceções, vencer na vida é sinal de ter muito dinheiro e demonstrar isso aos outros com uma casa bonita, um carro de luxo, fotos de viagens pelo mundo, entre outras coisas.

                No entanto, quando a Bíblia fala em vencer na vida, ela fala de manter-se puro diante do pecado. Ela fala de viver a vida de modo que Deus seja glorificado pelo meu modo de viver. Vencer na vida é honrar a Deus. E como podemos fazer isso? Apenas com a Bíblia. Chame-a como quiser: Palavra de Deus, Escrituras, Bíblia. Mas não há outra forma de vencermos o pecado senão conhecendo o que a Bíblia diz sobre ele e como podemos nos livrar dele todos os dias.

                Quando olho para o Salmo 119.9, já tenho algo para pensar. Ele começa com uma pergunta: Como pode um jovem conservar pura a sua vida? Meu primeiro questionamento é, porque o texto fala de jovem e não de adulto ou criança? Penso que a ideia por trás é que a juventude é o tempo da vitalidade, de quando ainda temos sonhos e desejos. E é nesta fase que tendemos a tomar decisões precipitadas e a seguir instintos. Por isso, se a mente não estiver cheia da Palavra de Deus, a tendência será pecar muito mais do que acertar.

                Pensando no entanto que a juventude é também um estado de espírito. A Palavra jovem ou mancebo nas Bíblias mais antigas, pode indicar qualquer pessoa que já saiu da fase de inocência (infância) e ainda tem condições de agir. Ou seja, qualquer um de nós que esteja vivo. Neste ponto, no restante do verso 9 até o verso 11, o salmista nos dá uma receita infalível para a vitória diária na vida:

                Em primeiro lugar: obedeça aos mandamentos. A purificação espiritual não está no fato de apenas ler a Bíblia, mas de obedecê-la. Esta será a grande diferença entre o salvo por Jesus e o religioso – a prática bíblica. O que será dito nos versos seguintes, dependem da minha disposição em obedecer o que diz a Palavra de Deus.

                Em segundo lugar: Sirva de modo dedicado a Deus. O salmista entende que obediência à Palavra resulta em prática de serviço dedicado ao Senhor. Quem afirma obedecer as Escrituras e não serve a Cristo por meio de sua igreja, na verdade, não é obediente. Em Tiago 2.10, descobrimos que se falhamos em um só ponto da lei, somos culpados de quebrar toda a lei. É imprescindível que nosso conhecimento bíblico resulte em trabalho dedicado ao Senhor, e isto se dá por meio da sua igreja.

                Em terceiro lugar: Mude seu coração! O salmista afirma: “Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti!” Quem esconde ou guarda a Palavra de Deus no coração muda o seu próprio coração. Coração aqui está no lugar de mentalidade ou entendimento. Este texto anda junto com as palavras de Paulo em Romanos 12.2, a parte inicial que diz assim: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Começamos a lutar contra o pecado e a vencê-lo quando nossa mente é transformada pelo ensinamento bíblico. Somente com um entendimento correto da Bíblia podemos considerar o pecado como pecado, e dar passos importantes para vencê-lo.

            Desafio de hoje: Ore a Deus para que te ajuda a se dedicar no Estudo da Bíblia, lendo, meditando e guardando seus ensinos, para que você descubra o pecado e o abandone, vivendo assim uma vida vitoriosa para glória de Deus. Peça ao senhor para que você obedeça seus mandamentos, para que você o sirva de modo dedicado e tenha um coração transformado. Deus te abençoe.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *