Servir ao Senhor? Você consegue!

Texto: Hebreus 12.1-2

1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

                No ano de 1990, com 19 anos, fui cumprir minhas obrigações militares servindo ao exército brasileiro no Tiro de Guerra de Itaperuna, no Estado do Rio de Janeiro. Lembro-me de um episódio interessante. Nosso sargento colocou a tropa numa longa pista de pouso que existe ainda hoje ao lado do Tiro de Guerra. Todos nós, em formação, iríamos marchar pela pista. Como uma boa tropa, era esperado que começássemos unidos e seguíssemos até ao final da pista mantendo, cada um, a mesma posição. Para que isto acontecesse, nosso sargento deu a seguinte orientação aos homens da frente: Quando estiverem marchando, olhem para um alvo fixo à sua frente. Assim, vocês seguirão em linha reta e manterão a tropa organizada. Em seguida, ouvimos o comando: Ordinário! Marche! E lá fomos nós, marchando. Não demorou muito e uma fileira começou a se separar da tropa, desfazendo a formação. O sargento muito zangado ordenou que parássemos e foi direto aos homens da frente. “Eu não mandei que fixassem os olhos em um alvo, para não perderem a formação? E todos responderam sim. E o sargento então perguntou ao que causara o problema: e qual era seu alvo? Ao que ele respondeu: aquela vaca branca ali? Todos começaram a rir, mas a vaca andava devagar enquanto pastava. Não era um alvo fixo.

                Quando fixamos nossos olhos em alvos que não sejam Cristo, tendemos a pecar contra Deus e por em risco os grupos que estamos inseridos. Geralmente, família e igreja. Cristo precisa ser o alvo da sua vida sempre. Ele não muda! Ele é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente.

                Mas para segui-lo precisamos das orientações do nosso texto. Primeiro, temos uma grande nuvem de testemunhas. Estas são as pessoas do capítulo 11 de Hebreus. Ou seja, são os personagens bíblicos. Estas pessoas cujas histórias são marcadas pela fé nos servem de exemplo de que, mesmo falhando em alguns momentos, podemos cumprir a nossa jornada de vida cristã. Os personagens do capítulo 11, alguns viram milagres extraordinários, mas à partir do verso 35, a lista não consta nomes, pois fala daqueles que, mesmo sem os milagres, mantiveram firme sua fé no Senhor, e deram a vida por ela. Todos eles são servem de estímulo e motivação para nós. É possível servir ao Senhor se desejarmos viver pela a fé que um dia recebemos. Hebreus 12.1 também afirma que é preciso deixar o que nos atrapalha e o pecado que nos envolve. O pecado sempre é um problema, sobre ele você já sabe. Mas o autor diz que há coisas que nos atrapalham e que não são necessariamente pecado. Por exemplo, não há na Bíblia nenhuma palavra direta afirmando que deixar de ir a um culto seja pecado. Mas com certeza, deixar de cultuar no culto coletivo no templo é algo que nos atrapalha a servir ao Senhor. O próprio autor em Hb 10.25 nos afirmou, dizendo: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”.

                Nosso autor continua afirmando que deixando o pecado e atitudes que nos atrapalham, podemos e devemos seguir, com perseverança, nossa carreira que nos foi proposta por Deus, servindo ao Senhor em todo tempo, fazendo de tudo para que Ele seja glorificado. E como faremos isso? Com olhos fixos em Jesus.

                No verso 2, a orientação é que podemos servir ao Senhor se nosso foco estiver em Cristo. Quando Jesus é o nosso alvo, o restante da vida se ajeita. Vivendo para glória de Jesus, mudamos o modo de pensar, de falar e de agir. Quando pecamos e nos desviamos da carreira que Deus nos propôs, é porque deixamos de olhar para Jesus e passamos a olhar para nós mesmos.

                Seu desafio de hoje: Deixe de olhar para si mesmo e seus interesses, e dê prioridade a Jesus. Mantenha seus olhares nele. Ele te conduzirá ao fim da carreira, você trilhará como já vitorioso. Deus será louvado. Ore agora, e peça a Deus para que você abandone o que está errado e mantenha seu foco em Cristo. Que o Senhor abençoe seu dia. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *