1 Coríntios 12.12-31 MUITOS MEMBROS, UM SÓ CORPO, A IGREJA DE CRISTO

Texto: 1 Coríntios 12.12-31

12 ¶ Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.

16 Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.

17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato?

18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.

19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.

21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.

22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;

23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.

24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,

25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.

26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.

27 ¶ Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

28 A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

29 Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?

30 Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?

31 Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.

 

INTRODUÇÃO:

               

Desde o capítulo 10, Paulo vem falando de culto público e ajudando os irmãos a entenderem o que é a igreja (conceito) e como ela deveria ser (prática). Paulo continua considerando isto de outra maneira. Diz: “Vós sois o corpo de Cristo.” Há nisto um pensamento tremendo. Jesus Cristo já não está neste mundo num corpo, e portanto se deseja que se realize sua obra tem que encontrar alguém que a leve a cabo. Se quiser que ensine a um menino, tem que encontrar um professor para que o faça. Se deseja que uma pessoa doente se cure, tem que encontrar um médico ou um cirurgião para que realize sua tarefa. Se quiser que se relate sua história, tem que encontrar o homem que o faça. Literalmente, temos que ser o corpo de Cristo, mãos para fazer sua tarefa, pés para correr atrás de suas mensagens, uma voz que fale por Ele.

Aqui está a glória suprema do cristão: o fato de que é parte do corpo de Cristo sobre a Terra.

Lendo este seção de 1 Coríntios 12.12-31, descobri na versão que li, que a palavra corpo aparecia 17 vezes e palavra membro 11 vezes. Ao olhar para o texto, dois versículos me chamaram atenção, o 20 e o 27. O primeiro diz que há muitos membros, mas um só corpo, o segundo, diz que aqueles irmãos, ou seja, a igreja toda, era o corpo de Cristo e cada um deles individualmente, membro desse corpo.

                Neste dois versículos encontramos o resumo desta seção. Um corpo, muitos membros. Em todo corpo, há apenas uma cabeça e esta cabeça é Jesus. Como todo corpo há um espírito que o identifica, e este espírito que identifica a igreja é o Espírito Santo. Neste aspecto, Cristo é o único que pode reivindicar o senhorio sobre o corpo.

                De agora pra frente, Paulo estabelece algumas orientações importantes sobre a igreja de Corinto, cujos princípios servem para nós ainda hoje:

 

  1. 1)EM CRISTO, SOMOS UM SÓ CORPO. (12-14)

                Esta é uma verdade especial nesta porção da carta. Entender que somos um só corpo e não muitos corpos é fundamental para aceitarmos que Cristo é a personalidade essencial que governa e dá vida à sua igreja.

                Paulo afirma que fomos mergulhados (batizados) e bebemos de um só Espírito. Todos os cristãos, para Paulo, participaram da experiência de serem lançados no corpo de Cristo pela ação do Espírito Santo de Deus, isto indica que não é uma obra humana. A nossa salvação é o passo inicial quando o Espírito Santo entra em nossa vida e nos torna ou a igreja de Jesus, nos identifica com Cristo e, como ensinou Paulo em Romanos 8, testifica com o nosso espírito que somos de Jesus. Temos uma certeza inconfundível de que pertencemos a Jesus.

                Ser um corpo esclarece bem o que somos. Devemos obediência às orientações deste Espírito de Cristo que, habitando em nossas vidas, coordena cada ação dos membros do corpo de Cristo, que é a igreja.

 

  1. 2)EM CRISTO, SOMOS TODOS NECESSÁRIOS UNS AOS OUTROS. (15-21)

                A partir do verso 15 até ao 21, Paulo vai mostrando que todos são necessários na igreja. Cada membro da igreja tem uma função a desempenhar. Ninguém deve deixar de desempenhar sua função, mas ao contrário, precisam agir de forma coordenada e disciplina, seguindo as orientações da cabeça que é Jesus e de forma disciplina seguindo às orientações que lhe são repassadas na igreja.

                No contexto da igreja de Corinto, onde a realidade demonstrava divisões e menosprezo ao trabalho dos mais simples, as palavras de Paulo aparecem com muito significado. O mais simples ministério ao olhos humanos, não poderia jamais ser desprezado, por se tratar de parte importante para o bom funcionamento do corpo, que é a igreja.

                Todos os crentes são necessários. Não podemos prescindir do trabalho de ninguém. Todos devem ajustar-se aos planos e ordens dadas pela cabeça para que haja o desenvolvimento do corpo. A igreja só cresce, quando todos conseguem perceber que ele é necessário. Assim, nem uma pessoa pode dizer a outra que não necessita dela, nem alguém pode dizer que não vai agir porque considera sua ação insignificante.

 

  1. 3)EM CRISTO, SOMOS VALORIZADOS UNS PELOS OUTROS. (22-24).

                Paulo continua afirmando que se todos os membros são necessários, todos precisam ser valorizados uns pelos outros. Na cabeça de Paulo, há partes de nosso corpo que são escondidas, não aparecem, mas nem por isso podemos dizer que elas não fazem falta. Pelo contrário, aquelas partes do corpo que cobrimos, recebem muitas vezes maior honra. É o caso das roupas cobrindo parte de nosso corpo. Muitas das vezes, além de cobrir algo que não deve ser mostrado, as roupas trazem honra e beleza. A ideia aqui é que muitos membros da igreja, por mais que não apareçam na liderança dos cultos, são importantes pois garantem a beleza da igreja e seu funcionamento saudável. É o caso de irmãos que visitam outros; irmãos que oram pela igreja; gente que faz estudo bíblico ou evangeliza; irmãos que convidam outros para virem à igreja; irmãos que vivem o evangelho verdadeiro em sua vidas e com seus exemplos conseguem impactar muitas vidas. Estes membros são muito importantes para a saúde e crescimento da igreja.

 

  1. 4)EM CRISTO, TEMOS PROPÓSITOS A SEGUIR. (25,26).

                O proposito de termos muitos membros, com funções e capacidades diferentes, que são necessários e devem ser valorizados, é para que não haja divisão na igreja. Qualquer ação que cause divisão na igreja é fruto da obra de satanás, cuja função e matar, roubar e destruir. Mas o propósito da igreja é preservar a união do corpo, e para que isto aconteça, cada membro tem o dever de cuidar uns dos outros. Os cultos, as orações mútuas, o modo carinhoso de tratar, a preservação da integridade dos irmãos, as palavras que promovam edificação, tudo isso são formas de buscarmos a preservação da unidade da igreja.

                Paulo nos ensina a sofrer uns com os outros e também a ficarmos felizes quando alguém é honrado. Este exercício é necessário e importantíssimo para a igreja.

                Quantas vezes a inveja no coração de alguns os impedem de se alegrarem quando alguém está sendo honrado, ou está assumindo uma posição importante? Quantas vezes alguns se alegram quando alguém está sofrendo?

                Nosso propósito é amar aos irmãos.  Buscando formas de cuidar e abençoar uns aos outros.

 

 

  1. 5)EM CRISTO, RECONHECEMOS A FUNÇÃO DE CADA UM. (27-31A).

                Nos versos finais, Paulo mostra uma lista de dons espirituais e estabelece uma certa hierarquia entre eles. Apóstolos (aqueles que tinham estado na presença de Cristo e ensinavam as doutrinas); Profetas (aqueles que recebiam, entendiam e transmitiam a mensagem de Deus) e Mestres (provavelmente aqueles que ajudavam os crentes a se manterem firmes na palavra e na fé). À partir daqui, Paulo usa a expressão: e depois, o que significa que não há mais hierarquia, até porque muitos destes dons parecem ter existido muito mais na igreja local de Corinto do que nas demais igrejas.

                É interessante que Paulo faz perguntas 29 e 30 cuja resposta é sempre não. E estas perguntas nos fazem pensar nos versículos 14 e 27, onde fica claro que somos muitos membros, com muitas funções, mas somos apenas um corpo, temos apenas um Senhor e à ele devemos obediência.

                Abrindo um parêntesis aqui, Paulo deixa claro que línguas não é uma evidência de que alguém tem o Espírito Santo, pois a resposta para os versículos é sempre não. Ou seja, nem todos falavam em línguas naquela igreja e é assim na história.

                O que Paulo deseja com estas palavras é que cada um de nós reconheça a função do outro. Sejamos submissos às funções e àqueles que Deus colocar como liderança na igreja.

 

CONCLUSÃO

                As últimas palavras de Paulo nos remetem à procura dos maiores ou melhores dons. Seu desejo era que mais pessoas pudessem ter o desejo de serem úteis à igreja, ao seu crescimento saudável, unido a Cristo e uns aos outros. Se a busca por um dom trouxer problemas ou divisões, é melhor que seja evitado. Tudo deve ser buscado desejando que a igreja seja edificada, os sem igreja sejam salvos, e Cristo glorificado.

One thought on “1 Coríntios 12.12-31 MUITOS MEMBROS, UM SÓ CORPO, A IGREJA DE CRISTO

  • Hoje vemos, no cristianismo como um todo, um corpo todo dividido. Cristo deveria ter apenas uma só noiva, uma só mulher. Mas o corpo foi dividido em vários pedaços. Não conseguimos mais ver uma só mulher, ou uma mulher integral, mas vários corpos, ou um corpo super mutilado em vários pedaços. Uns dizem: eu sou de Paulo; outros dizem: em sou de Apólo; já outros dizem: eu sou de Pedro e, ainda outros que se consideram mais espirituais, dizendo: eu sou de Cristo. Nesse aspecto, tem-se um corpo mutilado. Quantas igrejas existem atualmente? Deveria ser apenas uma em todo o universo, mas grupo cristão que se levanta nesta terra se declara como igreja, como esposa de Cristo.

    As principais características de um corpo vivo deveria ser: vida e unidade. A palavra vida vem em primeiro lugar por que não pode existir, no campo orgânico, corpo sem vida; Já a palavra unidade implica em integralidade. Um corpo dividido em vários pedaços também deixa de ser corpo. A partir do momento que um membro do corpo se separa do corpo, esse membro morre pois não terá mais a irrigação sanguínea (ou irrigação do Espírito) do corpo. A primeira ação do inimigo para destruir um filho de Deus é desligá-lo do corpo. Quando um membro desliga do corpo, a vida se vai. Precisamos buscar não só a unidade do corpo no aspecto universal: acabar com as divisões entre cristãos (os vários grupos se denominando como igreja), como também precisamos estar individualmente juntos de outros para não perdemos o calor, a irrigação e fluir da vida divina.

    Graça e paz

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *