1 Coríntios 9.24-27 – A Vida Cristã Vitoriosa

 VIDA CRISTÃ VITORIOSA

Pr. Joaquim José da Costa Dias

 

Texto: 1 Coríntios 9:24-27

24 ¶ Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio.

25  Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.

26  Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe.

27  Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.

 

GRANDE IDEIA: A vida cristã vitoriosa é resultado de objetivo definido, preparo e disciplina.

 

Introdução:

Quem gosta de assistir aos programas esportivos pela TV já deve saber que à cada ano temos algum evento internacional importante que mexe com a nossa rotina, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Há algum atleta aqui? E atleta dos finais de semana?

Por falar em Olimpíadas, a Grécia era a detentora dos jogos olímpicos, que eram jogos dedicados aos deuses do Olimpo ou deuses gregos e que tiveram sua origem em 2500 anos a.C. Mas apenas em 776 a.C. uns 800 anos antes de Paulo ter escrito esta carta, é que os primeiros nomes dos vencedores são registrados. O principal esporte disputado nos jogos olímpicos era a corrida, hoje chamada de atletismo. E uns 800 anos depois, era fato que todos estavam cientes, numa cidade grega, das atividades que envolviam a vida de um atleta. Naquele tempo, os vencedores recebiam uma coroa feita de louros, uma plantinha que era trançada e era colocada na testa. Com o tempo, a plantinha secava e era jogada fora. A remuneração como prêmio aos vencedores foi algo muito posterior.

Mas a vida de um atleta é conhecida de muitos de nós. Em primeiro lugar, o desejo e a meta de ser o melhor; depois, muito treinamento, às vezes forçando a barra mesmo; e depois a fase de concentração e preparo para que possa fazer bonito na hora da apresentação.

No texto que lemos, Paulo diz que nossa vida cristã é semelhante a um jogo olímpico. O mundo pecador continua correndo e levando a vida para ganhar uma coroa de louros, ou seja, a busca deles é sempre por algo passageiro, que terá que ser conquistado novamente. Mas nós que somos salvos por Jesus, receberemos a coroa da vida eterna. Nossa jornada neste mundo é para alcançar a coroa que não se acaba, o prêmio eterno da nossa soberana vocação.

Diante disto, Paulo nos ensina o que devemos fazer para alcançar esta vida cristã vitoriosa; Vejamos:

 

Para conseguir uma vida cristã vitoriosa é preciso:

 

  1. 1.Colocar a vida vitoriosa como meta a ser alcançada.
    1. a.“correi de tal maneira que o alcanceis”. Se só um ganha o prêmio, este deve ser cada um de nós.
    2. b.É preciso ter a vitória do crente como meta a ser alcançada.
    3. c.Ditado americano: “A coisa principal é fazer da coisa principal a coisa principal.”
    4. d.Hebreus 12:2 “Olhando para Jesus autor e consumador”.
    5. e.Ter meta, ter propósito. Saber que fui salvo para ter uma vida vitoriosa:
      1. Contra o pecado
      2. Contra satanás
      3. Contra o mundo
      4. Em direção ao céu.
  2. 2.Pagar o preço do preparo espiritual.
  3. a)“agüenta exercícios duros” – “se domina”
  4. b)O preparo do atleta é exaustivo, é contínuo, mas visa um resultado.
  5. c)A vida cristã pode exigir muito de nós, mas vale a pena pela oportunidade da vida eterna.
  6. d)2 Timóteo 4:7,8Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8  Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
  7. e)Você está disposto a pagar o preço do preparo espiritual?
  8. f)Paulo chega a dizer que nosso inimigo é espiritual e precisamos estar com armaduras para vencê-lo
  9. g)Efésios 6:14-14  Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça 15  e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. 16  E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. 17  Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. 18  Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.
  10. h)O preparo para uma vida cristã vitoriosa tem um preço. Você precisa pagá-lo.
 

 

 

  1. 3.Manter controle sobre seu corpo visando estar sempre na presença de Deus.
    1. a.“trato o meu corpo duramente” “esmurro o meu próprio corpo”
    2. b.Um dos ensinos mais interessantes da teologia de Paulo é que Deus nos salva por inteiro. Não somente o espírito, mas também o corpo.
    3. c.1 Coríntios 6:Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    4. d.1 Coríntios 6:Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
    5. e.O que seria manter controle sobre o seu corpo?
      1. Evitar o pecado. – Romanos 6:Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
      2. Viver sob o controle do Espírito Santo: Romanos 8:Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
      3. Cultuar a Deus. Romanos 12:Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

 

Conclusão:

                Tenha uma vida cristã vitoriosa agora. Não deixe para depois. Assuma o compromisso de ser do Senhor e de viver para Ele, e somente para Ele. Seja fiel no seu compromisso, pague o preço de preparar-se espiritualmente e vencer, pois a palavra afirma que “somos mais que vencedores” em Jesus. Rom 8:37.

                Deus nos abençoe. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *